alves

Facebook e Google planejam novos cabos submarinos para conectar Sudeste Asiático e América do Norte

Cabos ser√£o os primeiros a conectar diretamente a América do Norte a algumas das principais partes da Indonésia, segundo executivo do Facebook. Logo do...

Por Bruno Rafael em 29/03/2021 às 16:16:29
Cabos ser√£o os primeiros a conectar diretamente a América do Norte a algumas das principais partes da Indonésia, segundo executivo do Facebook. Logo do Facebook.

REUTERS/Dado Ruvic

O Facebook disse nesta segunda-feira (29) que planeja dois novos cabos submarinos para conectar Singapura, Indonésia e América do Norte, em um projeto que envolve o Google e empresas regionais de telecomunica√ß√Ķes e busca aumentar a capacidade de conex√£o à internet entre as regi√Ķes.

"Chamados de Echo e Bifrost, esses ser√£o os dois primeiros cabos a passar por uma nova rota diversificada cruzando o Mar de Java e aumentar√£o a capacidade submarina geral no transpacífico em cerca de 70%", afirmou o vice-presidente de Investimentos de Rede do Facebook, Kevin Salvadori, à Reuters.

Ele se recusou a especificar o tamanho do investimento, mas disse que era "um investimento muito significativo para nós no Sudeste Asi√°tico".

Os cabos, segundo o executivo, ser√£o os primeiros a conectar diretamente a América do Norte a algumas das principais partes da Indonésia e aumentar√£o a conectividade para as províncias central e oriental do quarto país mais populoso do mundo.

Salvadori disse que o "Echo" est√° sendo construído em parceria com o Google, da Alphabet, e a empresa de telecomunica√ß√Ķes da Indonésia XL Axiata. A previs√£o é de que seja concluído até 2023.

Saiba mais: Alphabet, dona do Google, encerra projeto que usava bal√Ķes para levar internet a √°reas remotas

O Bifrost, que est√° sendo feito em parceria com a Telin, uma subsidi√°ria da Telkom, da Indonésia, e o conglomerado Keppel, de Cingapura, deve ser concluído até 2024.

Os dois cabos, que precisar√£o de aprova√ß√£o regulamentar, seguem os investimentos anteriores do Facebook para construir conectividade na Indonésia, um de seus cinco principais mercados globalmente.

Além dos cabos do sudeste asi√°tico, o Facebook continua com seus planos submarinos mais amplos na √Āsia e globalmente, incluindo a Pacific Light Cable Network (PLCN), disse Salvadori.

"Estamos trabalhando com parceiros e reguladores para atender a todas as preocupa√ß√Ķes das pessoas e esperamos que esse cabo seja um cabo transpacífico valioso e produtivo em um futuro próximo", afirmou.

Fonte: G1

Comunicar erro
mario

Coment√°rios

jcmercado